Acrílico ou Policarbonato?

Pessoal, após algumas perguntas dos internautas e amigos, decidi escrever um artigo sobre as diferenças da aplicação de acrílico ou policarbonato em visores náuticos. Assim aqueles que ainda tem alguma dúvida sobre qual material usar, podem tomar a decisão agora com mais conhecimento. Primeiramente, precisamos esclarecer o que é acrílico e policarbonato.
O QUE É O acrílico é feito a partir do Monômero de Metacrilato de Metilo em forma de pó ou de xarope e é formado por aquecimento em folhas ou tubos com um catalisador de polimerização, tal como o peróxido. O policarbonato é um polímero produzido por reação do Fosgênio com Bisfenol A e injeção de plástico quente em formas ou extrusão, através de um orifício para formar barras ou tubos. A espessura da placa de policarbonato é mais regular que a do plástico acrílico.
PROPRIEDADES Devido a diferença do processo de fabricação e materiais, as propriedades mecânicas, óticas e térmicas são distintas dos dois plásticos. Ambos policarbonato e acrílico são mais fortes e mais leves do que o vidro, mas riscam mais facilmente. Dos dois, o policarbonato tem uma maior resistência ao impacto (até 30 vezes mais resistente que o acrílico). O acrílico é rígido e pode lascar; já o policarbonato pode ser produzido em folhas flexíveis e não lasca. Ambos não têm um bom isolamento acústico e térmico, A visibilidade do acrílico (transparência) é de 92% quando o policarbonato atinge no máximo 85%. Acrílicos são estáveis em temperaturas de até 90 °C e policarbonatos podem resistir em temperaturas de até 115 °C. Acrílico plástico queima facilmente. Policarbonato tem uma baixa inflamabilidade e pode se apagar por si só, embora possa sofrer danos.
VANTAGENS NA APLICAÇÃO NÁUTICA Como todo material a ser empregado, Acrílico e Policarbonato possuem seus prós e contra na aplicação náutica. Abaixo algumas das características que devem ser levados em conta.
POLICARBONATO – PRÓS
Maior resistência a impacto
Maior resistência a temperaturas altas
Menos suscetível a rachaduras e trincas oriundas de furos e recortes
Não pega fogo
POLICARBONATO – CONTRAS
Maior preço em comparação ao acrílico (maior 40%)
Menor visibilidade a luz visível
Não pode ser polido em caso de riscos na superfície
ACRÍLICO – PRÓS
Maior Transparência. Permite mais passagem de luz.
Pode ser polido para eliminar pequenos riscos
Mais barato em relação ao Policarbonato
Mais resistente a descoloração
ACRÍLICO – CONTRAS
Menor resistência a impacto
São menos dobráveis
Tende a rachar perto dos furos e recortes (para este problema a Renew desenvolveu um sistema de fixação que não usa parafusos)
Não é auto extinguível para chamas
Apresenta aspecto craquelado com o a exposição ao sol.
Agora com estas informações vocês pode tomar a decisão de qual termoplástico empregar em sua embarcação. A Renew Boats trabalha com ambos os materiais.
Um abraço a todos.