Mofo no barco?

September 17, 2015

 

 

Se você tem ou usa uma lancha ou veleiro para lazer certamente já se deparou com esse problema. Depois de tanto tempo esperando aquele final de semana gostoso com a família ou amigos, e ao entrar na cabine: aquele cheiro forte de mofo, aquelas manchas espalhadas por todo o barco acabando com aquele pernoite planejado.
O melhor como sempre é prevenir, mas já que não dá para chorar o leite derramado, vamos à algumas dicas para tentar salvar seu final de semana.

 

Tratamento de choque
Em primeiro lugar, é preciso tirar o mofo que fica à vista. Aquelas manchas que podem ser percebidas em tecidos, madeira, papel, etc....
Dilua 50ml de água sanitária em 1L de água. Umedeça um pano macio e limpo na solução e remova todo o mofo aparente.
Evite permanecer no ambiente por aproximadamente 1h. Isso porque o cheiro da água sanitária não é tão agradável assim.
Durante esse tempo, caso seja possível, deixe o seu conjunto de estofados para fora (no deck) sob luz do sol.
Procure por tecidos (roupas de cama, toalhas, travesseiros, etc...) que tenham sito afetados e tire-os da embarcação. Não será neste final de semana que você os usará.
Procure também por alimentos perecíveis e lixo. Você pode tê-los esquecidos da última vez.

 

Manutenção
Depois da primeira etapa realizada, agora é hora de erradicar. Mesmo que o mofo não esteja visível, não quer dizer que ele não esteja presente. É necessário esterilizar todos os ambientes e principalmente regiões com pouca incidência de sol como armários e gaveteiros.
Para a esterilização, dilua um copo de vinagre de álcool em um copo de água. Aplique a solução com um borrifador em toda a mobília, armários e gavetas e deixe secar naturalmente.

 

Prevenção
Como no início do texto, prevenir é melhor que remediar. Obviamente, a essa altura, algumas horas foram desperdiçadas em busca do material para as etapas anteriores. Tempo que poderia ser muito melhor aproveitado. Então para evitar esse desconforto em sua próxima viagem, siga estas dicas:


- Repita a etapa de Manutenção deste artigo toda vez que estiver no barco antes de se despedir dele (no final de cada passeio).

 

- Nos locais onde há pouca incidência de luz solar, deixe aqueles potes de solução de secagem de ambientes. Outra solução mais barata é deixar giz (aqueles de lousa) nestes locais. Ambas as soluções farão a absorção da umidade. Estes materiais precisam ser trocados assim que ficaram encharcados de água. Fique de olho.

 

- Evite deixar alimentos perecíveis estocados a bordo como frutas, pães, etc... Os fungos se proliferam mais facilmente nestes alimentos.

 

- Nunca deixe lixo armazenado na embarcação. Assim como os perecíveis, eles são fonte de alimento perfeito para alguns tipos de fungos.

 

- Sempre que possível, leve de volta com você suas roupas de cama, travesseiros, lençóis e toalhas para lavar. Deixá-los no barco aumentará a chance dos fungos voltarem.

 

- Caso não queira levar sua roupa de cama para passear toda vez que voltar de uma viagem, use aqueles plásticos de fechamento à vácuo. Ao guardar seus pertences de tecido nestes sacos, os fungos terão mais dificuldade de se reproduzir.

 

- O prazo de validade de um travesseiro é de 2 anos. Depois disso, cerca de 25% de seu peso é composto por ácaros - vivos e mortos - e pela sua excreção. É um prato cheio para fungos, além de ser anti-higiênico. Troque-os sempre que vencer sua validade.

 

- O ar dentro de sua embarcação precisa ser renovado constantemente. Não deixe todas as -portas, escotilhas, gaiutas e janelas fechadas. Arrume uma forma do ar fluir diariamente sem que seu interior não fique exposto à chuva e sereno.

 

- O Sol é o maior inimigo dos fungos. Os visores de sua lancha ou veleiro precisam deixar os raios de sol entrar. Visores gastos, opacos e escurecidos, reduzem o efeito esterilizador do sol. Considere troca-los caso estejam nestas condições.

 

Essas pequenas ações vão proteger você e sua família de problemas respiratórios e alérgicos como bronquite, asma, pneumonite, etc....
Curta sua viagem, não o mofo!

Conte com a Renew Boats para revitalizar suas janelas e gaiutas!

Please reload

Posts em Destaque

Mofo no barco?

September 17, 2015

1/2
Please reload

Posts Recentes

September 17, 2015

Please reload

Arquivo
Please reload

Busca por Tags
Please reload

Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Quirino Motta, 109, Santo André | SP | CEP 09050-130